Lembrei de outra estrela esquecida: Vilma Banky. Apareceu em produções francesas, húngaras e austríacas entre os anos de 1920 a 1925, quando foi descoberta por Samuel Goldwyn, em Budapeste, e assinou contrato. Apelidada em Hollywood como "Rapsódia húngara", foi a atriz de maior bilheteria de Goldwyn em meados e fins dos anos 20, principalmente com Ronald Colman. Seus trabalhos mais conhecidos são ao lado de Rodolfo valentino como a filha de um russo aristocrata, em A ÁGUIA(1925) e uma dançarina árabe em O FILHO DO SHEIK(1926). Seu primeiro filme falado foi THIS IS HEAVEN(1929).
Nascida na Hungria em 1898, não conseguiu sobreviver à mudança do cinema mudo para o falado pois seu sotaque a tornava praticamente ininteligível. Seu último filme foi feito ainda em 1933 - THE REBEL.
Atuou ao lado de Gary Cooper e de seu constante parceiro Ronald Colman em THE WINNING OF BARBARA WORTH(1926), um drama-western dirigido por Henry King. Uma das coisas que marcam o filme é a bela fotografia.
Belo blog, Daniele. Vou linká-lo. Gostei muito de Vilma Banky nos filmes de Valentino... Vou estar sempre por aqui.
ResponderExcluirTudo de bom,
www.ofalcaomaltes.blogspot.com
Sim, Antonio, eu também gosto dela. Os filmes com Valentino são O Filho do Sheik e A Águia. Eu os vi ainda com 12 anos de idade. Foi nessa época que apaixonei pelos filmes antigos.Infelizmente os outros trabalhos dela estão perdidos. Mais tarde, publicarei mais sobre ela. Obrigada pelos elogios!
ResponderExcluir