Todos os textos contidos neste blog são de propriedade intelectual da autora. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização.

domingo, 11 de outubro de 2015

Cenas da Tela: A Escrita Como Fuga ou Libertação




Escrever é sempre libertador. Seja num caderno de papel, no computador ou tablet, enfim, independente da maneira como escrevemos, soltar a imaginação em escrita transporta as pessoas para outros mundos... E assim sempre será, mesmo que o papel um dia ceda lugar totalmente ao digital. Podemos criar estórias e também desabafar as nossas próprias experiências, boas ou ruins. Descrever festas de aniversário, cenas da primeira paixão, o Natal com aquele parente que não via há tanto tempo! Existem pessoas que usam o velho e bom diário como um amigo contra a tristeza e a Depressão. Soltam sua ira em tinta ou grafite naquele amigo sem boca, ouvidos e olhos. Confessam seus medos. Explodem sua raiva de forma tão voraz que aquele que o visse de longe pensaria ser um trabalho de psicografia (sim, quem tem raiva escreve depressa). Heroínas da vida real foram para as telas e são até hoje consideradas perturbadoras e fascinantes, ao mesmo tempo. Irresistíveis pessoas reais. 

Virginia Woolf, a famosa escritora inglesa, usou a escrita como terapia, escondida na casa de seu marido Leonard por ordens médicas, e passou bem durante algum tempo (pena que sua vida não tenha tido um desfecho feliz). Ouvindo vozes obscuras ou não ela seguia seus dias escrevendo o que hoje temos como exemplo de sua genialidade: seu trabalho literário. AS HORAS (THE HOURS), filme de 2002 dirigido por Stephen Daldry, guarda um exemplo do que pode ser chamado de a escrita como plano de observação e descoberta de si próprio. Nicole Kidman (arrebatando prêmios como o BAFTA e o Oscar de melhor atriz) deu vida a esta mulher complexa e fascinante, que tenta resgatar a si mesma, salvar-se. Vai para o subúrbio, longe da agitada Londres por uma melhor qualidade de vida. Não que Virginia tenha começado a escrever nesta época. Os apaixonados pela Literatura lembrarão que ela começou com contos no início do século XX. Mas naquele momento peculiar a escrita era o reflexo de quem Woolf procurava ser. Um espelho misturado no sofrimento da loucura e na autopunição da personagem, porém com uma esperança que renascia em nanquim e papel. Tentando relaxar em sua cadeira, as tardes com xícaras de chá e biscoitos. Os sobrinhos, ainda crianças, eram os filhos de sua irmã Vanessa Bell. Eles riam dela bem baixinho, quando flagravam a tia em conversa consigo mesma ou velando um passarinho morto. A espontaneidade assustadora da criança. Baseado na novela de Michael Cunningham, AS HORAS é o tipo de filme profundo em sentimento, daquelas películas que nos envolvem em longas reflexões sobre a vida e a morte. 
Nicole Kidman é Virginia Woolf em AS HORAS, 2002.



Existem ainda os que escrevem sobre o amor ou para o seu amor. Muitos roteiros de filmes foram lindamente desenvolvidos com o tema “cartas”, ainda retratando fatos reais sobre obras de artistas, sejam eles compositores, dramaturgos ou escritores.


Algumas heroínas trágicas do Cinema decidiram declarar seu amor não correspondido e enviar pelos correios, ao invés de guardar em um diário dentro da gaveta. Se a paixão não desse certo, ninguém poderia dizer que ao menos elas não tentaram! Diários, cartas e bilhetes tanto podem libertar o espírito sonhador quanto aprisionar alguém que não tem alternativa a não ser colocar no papel o que sente. Em A HISTÓRIA DE ADELE H(L’HISTOIRE D’ADELE H), Isabelle Adjani vive a personagem título, dirigida por Truffaut em 1975. Adele é filha do famoso escritor Victor Hugo, um gênio de sua época, que vivia em exílio por conta de seus ideais políticos. Ela usa as palavras como persuasão tanto para o objeto de sua obsessão amorosa, o Tenente Albert Pinson(vivido por Bruce Robinson) quanto para seus pais, quando escrevia a eles mentindo toda uma situação. Adele vivia em um mundo a parte, entre resmas de papel e tinta. Inventava para a família uma fantasia da qual só ela fazia parte: a de que Pinson a amava muito e se casaria com ela muito em breve. 
Isabelle Adjani como Adele Hugo, 1975.



Dentro de sua cabeça a negação da realidade era tamanha que por várias vezes blindava totalmente o desprezo e a frieza do rapaz. Ele jamais se casaria com ela, no entanto, Adele inventou a cerimônia através de palavras escritas e mandou pelos correios. Pedia agora para chamá-la de Madame Pinson, nome pelo qual era conhecida em Barbados, quando a esquizofrenia já havia deteriorado por demais sua mente. Durante muitos anos ela dedicou-se a seus jornais: diários em que só ela entendia o conteúdo. Parou de escrevê-los quando os traços da doença mental já haviam se tornado grave peso em seu presente e futuro.  Seguiu Pinson por várias partes do mundo, de 1855 até 1872, começando pela França. Passou três anos em Halifax, Canadá, sob um pseudônimo, disfarce que só ia embora quando se trancava no quarto dos Saunders. Lá, ela ficava absorta no seu planeta Pinson imaginário. Só os papéis conheciam essa Adele. Enquanto isso sua doença avançava e passou a andar pelas ruas como mendiga, rasgada e desnorteada. No caso dela, pode-se dizer que sua escrita a libertou e a aprisionou. Liberta da realidade que ela não queria aceitar. Presa por conta do sonho jamais realizado. Quando mandada novamente ao convívio dos Hugo estava aos cuidados de Madame Baa, a mulher que cuidou dela em Barbados, época em que sua loucura já despertava risos dos habitantes locais. Passou o resto de sua vida em uma instituição mental, perdida entre suas pinturas e escritas... Ou liberta através de toda aquela arte que a rodeava. Virginia Woolf e Adele Hugo sofreram um processo de intensa perturbação mental, cada uma dentro de sua época e história. Foram vidas permeadas pela inconstância e desequilíbrio. Mas também por uma incrível capacidade de sentir...




7 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

Nunca mais novas postagens, Dani. O que houve? Bjs

Unknown disse...

Oi, Antonio!! Pois é, amigo...a gente conversa pelo messenger. Obrigada pela preocupação! Bjo!

Unknown disse...

If you are being promised round-the-clock Customer Support and life time replacement then never think twice as you Buy facebook reviews from a provider. buy facebook 5 star rating

Nuno Cunhá Ataide - no youtube disse...

****THIS IS A PUBLIC SERVICE ANNOUNCEMENT:****

Portugal is the Biggest Racist country that i have ever lived in. I feared for my life there and i consider myself lucky that my family got out alive! I have never lived in such poverty (Sopas dos Pobres everyday) 40% unemployment rate and 60% of the population earn less than $932 USD per month, and that's considered Middle Class here! Within the European Union it is the worst of the worst place to live.

The bottom line is the bulk of the People in our poor country exist in a brainless comma that is fed by Ignorance, anti-Spanish hate, and severe Racism of pretty much everybody that isn't Portuguese! And, Portugal started the Global Slave Trade in 1441 so it is definitely NOT a safe place for Blacks!!

I found important websites that explain the Severe multi-generational Racism and Hate that exist in Portugal today, and i highly encourage all to read them and spread the word in order to avoid innocent, and desperate people from living or visiting there. Get educated on the Truths about Racist Portugal now.

PORTUGAL IS THE BIGGEST, RACIST, ANTI-SPANISH COUNTRY ON THE PLANET!

I HEREBY ALERT ALL PEOPLE ON EARTH TO NOT BUY FROM PUTUGAL, DO NOT SPEND YOUR HARD, EARNED MONEY GOING THERE AND BOYCOTT ALL PORTUGEE STORES IN YOUR AREA! DON'T BUY THEIR GOODS OR WINES!!!

THESE XENOPHOBIC RACISTS HAVE TO LEARN AND THE BEST WAY IS TO BLOCK THEM ECONOMICALLY!

BE CAREFUL FRIENDS!

Anônimo disse...

Easy Indonesian CoursesLearning Indonesia
Indonesia Courses
Indonesia Courses
Kursus Indonesia
Service Center HP
Kursus Indonesia
Makalah Bisnisilmu konten
Makalah Elektronika

Corto Blog Maltese disse...

Saudades Daniele. Como vai você?

jose carlos neves disse...


https://www.facebook.com/Memoria-TV-Cinema-915112058525444/

contato (PEÇA CATALOGO ILUSTRADO) magobardo@yahoo.com
NOSSA LOJA VIRTUAL https://memoria-tv-cinema.loja2.com.br/

filmes nacionais como O CARA DE FOGO, QUELÉ DO PAJEÚ, RITMO JOVEM (Marcio Greick) GREGORIO 38, ESQUERDINHA O BRAÇO FORTE DA LEI.. E MUITOS OUTROS rarissimos ;NOVELAS RARAS COMO DE CORPO E ALMA (DANIELA PEREZ), ZAZÁ, ANJO DE MIM, GRACHI e novelas mexixanas, PECADO CAPITAL,CORAÇÃO SELVAGEM, BETTY A FEIA ...E MUIIITO MAIS (Programas da TV,auditorio,humor,MPB etc..)SITIO DO PICA-PAU AMARELO, MALHAÇÃO, Ficção rara como "TURISTA ESPACIAL".. PERRY RHODAN legendado ;serie como CENTENNIAL LEGENDADA, ...;desenhos como BRUCUTU, PINÓQUIO, JEM E AS HOLOGRAMAS, JORNADA NAS ESTRELAS, PINOQUIO JAPONES, dublados...
FILMES e series (desde 1940) ,fora-de-catalogo,todos os generos.. Dublagens antigas (AiC-SP, CineCastro,BKS, DublaSom..)
FICÇÃO CIENTÍFICA, TERROR, FANTASIA, NOIR..

Desenhos animados raríssimos (e séries) com a 1a. dublagem-Peça Catalogo:magobardo@yahoo.com
exemplos:
Homem-de Ferro -episódio O Verdadeiro Capitão América - dublagem original telecinado - Rio Som
Fantomas - episódio A Mulher de Neve - dublagem original telecinado - Cinecastro
Merrie Melodies (dub rara CineCastro. Nenhum tem a redublagem atual da Herbert Richers): 18 dvds
A Formiga e o Tamanduá -episódio Fricção Científica - dublagem original com imagem remasterizada - Cinecastro
Transmissão Original: de 5 de Março de 1969 a 16 de maio de 1971.Cores.Companhias Produtoras: DePatie-Freleng Enterprises.
Homem-de Ferro -episódio O Verdadeiro Capitão América - dublagem original telecinado - Rio Som
Fantomas - episódio A Mulher de Neve - dublagem original telecinado - Cinecastro
Merrie Melodies (dub rara CineCastro. Nenhum tem a redublagem atual da Herbert Richers):18 dvds 157 epis
Jhonny Cypher - episódio O Mundo Estranho - dublagem original telecinado (Rio Som)

em breve:
Pinóquio Japonês (desenho) - dublagem da BKS telecinagem 16mm (preto e branco):3 episódios
Mulher Elétrica e Garota Dínamo - digitalizado de fita Betamax com comerciais da época preservados da TVS: 2 episódios
Flash Gordon Filmation (Herbert Richers) bônus grande trecho do Balão Mágico de 1983. 1 episódio
Speed Racer dublagem da Televox - telecinado imagem ruim, som bom - 1 episódio duplo completo e metade de um outro
Milton o Monstro, Mosco Heroico e Polegar e Cara de China. (Dublasom Guanabara)
Digitalizado da Record ano 82: 1 episódio de cada